Um tempo-lugar que nos chama, nossa proposta para a ArtRio 2020

28 de October de 2020 • Andrey Zignnatto, Exposições, Notícias, Ricardo Siri, Sandra Mazzini

Alicerce, de Andrey Zignnatto: projeto/instalação para área externa, que será exibido em vídeo na ArtRio 2020

Apresentamos com alegria, na ArtRio 2020, “Um tempo-lugar que nos chama”, proposta curatorial com trabalhos dos artistas Andrey Zignnatto, Ricardo Siri e Sandra Mazzini, com curadoria de Heloisa Amaral Peixoto. A proposta é composta de pinturas, desenhos, esculturas, objetos e dois projetos/instalações para área externa, que serão apresentados em vídeo.

Sob o tema “Um tempo-lugar que nos chama”, a proposta curatorial constitui em reunir e apresentar um conjunto de trabalhos dos três artistas nos quais o processo criativo denota um certo deslocamento de “tempo” e de “lugar”, em obras que se configuram, logo à primeira vista, em um território próprio e singular.

Leia texto curatorial de Heloisa Amaral Peixoto aqui. 

Confira seleção de obras aqui. 

Sandra Mazzini, Sem título, 2020, óleo sobre tela, 190 x 225 cm

Trata-se de artistas que estabelecem, em linguagens de senso esquemático, “uma herança de identidade multicultural aliada a uma noção de pertencimento que se oferece numa estrutura de natureza essencialmente poética”, como define Heloisa Amaral Peixoto. “Um tempo-lugar simbólico mais utópico e espiritualizado para habitar estará incondicionalmente seguro no universo de possibilidades da nossa imaginação”.

No caso dos projetos/instalações para áreas externas “Alicerce”, de Andrey Zignnatto e “Ninho”, de Ricardo Siri, que ressaltam as ideias de abrigo, encontro e convivência, suas configurações construtivas e arquitetônicas sāo possíveis de serem imaginadas semelhantes ou próximas às de civilizações pré-existentes, nas mais elevadas e remotas culturas extintas, nômades e frágeis por decorrência.

Ricardo Siri, Grey Scale 02 (série Teclas), 2016, estrutura de piano pintada, 15 x 70 x 4 cm

Ambos os projetos/instalações estabelecem relações espaciais, arquitetônicas e ambientais com a área em que serão instalados e convidam à aproximação e interação com o espectador. No caso de incorporação do projeto por uma instituição, a Janaina Torres Galeria apresenta na feira uma nova modalidade de aquisição institucional: o formato Donor, em que colecionadores se cotizam para viabilizar a doação do projeto para uma determinada instituição.

Janaina Torres Galeria na ART-Rio 2020 – STAND V10

“Um tempo-lugar que nos chama”
Curadoria Heloisa Amaral Peixoto
Artistas :  Andrey Zignnatto, Ricardo Siri e Sandra Mazzini

ArtRio online: artrio.com/online
ArtRio 2020
Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
Preview – 14/10/20 – quarta-feira
De 15 a 18/10 – quinta-feira a domingo

Andrey Zignnatto, Alicerce II, 2020, cerâmica e concreto, 65 x 100 x 30 cm


Veja também