Nova Representação: Stephan Doitschinoff

17 de July de 2019 • Notícias, Stephan Doitschinoff

Stephan Doitschinoff, O Diabo (Busto), 2015, acrílica sobre tela, 200 x 300 cm

A Janaina Torres Galeria tem o prazer de anunciar a representação de Stephan Doitschinoff, uma parceria que marca o retorno do artista ao circuito de galerias no Brasil e feiras de arte. Stephan Doitschinoff tem uma produção artística no campo da pintura, escultura, vídeo, instalações e performance; nos anos recentes, o artista tem se dedicado à criação e ao desenvolvimento do projeto Cvlto do Fvtvrv.

Em Cvlto do Fvtvrv, uma “seita-igreja” com toda a sua manifestação (templos, rituais, procissões, ícones antropomórficos de divindades, hinos, publicações, uniformes e mobilização de voluntários), Doitschinoff integra técnicas e suportes como música, pintura, instalações, performances, arte digital e mesmo jóias e videogames, em um processo crescente de novas ações de engajamento, trabalhando em parceria com instituições como o IMMA (Irish Museum of Modern Art), MAM ( Museu de Arte Moderna de São Paulo) e CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), entre outras.

Marcha dos Três Planetas, ritual do Cvlto do Fvtvro, projeto concebido e desenvolvido pelo artista

Stephan Doitschinoff desenvolve um trabalho que oscila entre o rigor técnico e o caráter experimental, explorando um léxico pictórico baseado em uma proliferação de símbolos e ícones de sentido político, ideológico, espiritual e folclórico. O que seria uma narrativa visual impregnada de referências dogmáticas é, no entanto, subvertida, dando lugar a uma reflexão e crítica alegórica a todas as formas de poder.

O calendário de 2019 da colaboração com o artista inclui participação nas principais feiras de arte nacionais e exibição individual na Janaina Torres Galeria no segundo semestre, além de ações de caráter institucional.

Sobre Stephan Doitschinoff

Stephan Doitschinoff (1977) vive e trabalha em São Paulo. Artista revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2009), realizou suas principais exposições em espaços institucionais como o “Irish Museum of Modern Art” (IMMA, Irlanda), “Museum of Contemporary Art San Diego” (MCASD, Estados Unidos), “Foundation Cartier” (França), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu Afro Brasil (MAB) e na XXII Bienal Internacional de Curitiba.

Doitschinoff tem dois livros publicados pela editora alemã Gestalten; CALMA: The Art of Stephan Doitschinoff (2008) e CRAS (2012). Dentre os projetos recentes, destacam-se a seita-igreja “Cvlto do Fvtvrv” e a instalação “Interventu” (2017).

 

Stephan Doitschinoff, Jurema Preta com Enteógenos I, 2015, Acrílica sobre tela, 122 x 93 cm

 

Stephan Doitschinoff, Mão Preta, 2015, Acrílica sobre tela, 122 x 93 cm

Saiba mais

Site do artista www.doitschinoff.com
Instagram  @stephan_doitschinoff

 


Veja também