newsletter |siga-nos

Kitty Paranaguá: fotos de Copacabana no acervo da Maison Européenne de la Photographie

20 de October de 2017 • Exposições, Kitty Paranaguá, Na mídia, Notícias

Na exposição Campos de Altitude, que abre 22 de agosto na Janaina Torres Galeria, a fotógrafa carioca Kitty Paranaguá traz a São Paulo uma leitura múltipla e pessoal da mítica praia de Copacabana (veja aqui). Trata-se de uma série de fotografias de alto impacto estético e emocional, e que ganhou reconhecimento internacional. Como registra o jornal o Globo, imagens (como a foto acima) compõem, a partir de 2017, o acervo da Maison Européenne de la Photographie (MEP), em Paris, um dos principais espaços dedicados à fotografia contemporânea.

Kitty Paranaguá, Sem título, 2008 – 13, pigmento sobre papel de algodão, 30 x 40 cm e 75 x 100 cm

As séries Campos de Altitude e Copacabana, de Kitty Paranaguá, estarão expostas na Janaina Torres Galeria, entre 22 de agosto e 30 de setembro de 2017, e na SP-Arte/Foto/2017 entre 23 e 27 de agosto (estande 24). Confirme sua presença clicando aqui.

A série Copacabana está reunida no livro “Copacabana”, com texto de Joaquim Ferreira dos Santos, lançado pela editora Barléu.

Ao todo, a MEP terá dez fotos de Kitty: seis compradas e quatro doadas.

“Estou felicíssima por levar a minha visão de Copacabana para Paris. Fotografo o bairro há anos e espero ainda caminhar muito por lá com a minha câmera nas mãos”, diz Kitty.

A exposição traz ainda a série Campos de Altitude, em que Kitty sobe os morros e projeta a cidade no interior das casas das favelas. Seu olhar registra os mitos e os contrastes de uma cidade em transformação, com poética potente e original.

Veja nota de O Globo aqui (15/05/2017)

Livro Copacabana na Livraria da Travessa (aqui)

Kitty Paranaguá, Sem título, 2008 – 13, pigmento sobre papel de algodão, 30 x 40 cm e 75 x 100 cm

Sobre Kitty Paranaguá

Kitty Paranaguá Iniciou sua carreira como repórter fotográfica no Jornal do Brasil; fundou, em 2010, o Ateliê Oriente. Suas obras retratam aspectos e espaços geográficos a partir da conexão que estabelece com suas paixões, crenças, humores e memórias. Kitty Paranaguá tem obtido reconhecimento internacional. Este ano, dez imagens da série Copacabana, sobre a mítica praia carioca, foram incorporadas pela Maison Européenne de la Photographie (MEP), em Paris, um dos principais espaços dedicados à fotografia contemporânea no mundo.

Página da artista: Kitty Paranaguá (Janaina Torres Galeria)

Kitty Paranaguá (site da artista)

KITTY PARANAGUÁ: CAMPOS DE ALTITUDE 

Abertura: 22.08, terça-feira – das 19h às 22h

Período expositivo: de 22.08 a 30.09

Seg a sex – das 10h às 19h  e sábados – das 11h às 15h | Entrada gratuita

SP/Arte-Foto: Stand 24 | 23.08 a 27.08

Confirme sua presença clicando aqui.